Sala Aconchegante

Deixar a sala de estar aconchegante é algo que vai além de acertar na compra dos móveis. É essencial fazer um projeto luminotécnico e garantir que nenhum espaço fique no escuro. O trabalho começa com a valorização da entrada de luz natural. Invista em grandes aberturas, claraboias e portas de vidro. Aproveite ainda para usar o recurso dos espelhos e rebater nas paredes a luz que entra pela janela. O próximo passo é escolher qual luminária usar em cada espaço do ambiente.

A iluminação geral pode ser conquistada por meio de spots, rasgos de luz ou plafons embutidos no forro de gesso. Os lustres também são destaque no projeto, entretanto, sua função é mais decorativa – já que não é possível regular a quantidade de luz. Mas o projeto da sala podem contar ainda com cenários diferentes na hora de iluminar peças de design ou cantinhos específicos. A saída, nestes casos, é instalar luminárias com foco direto.

Sob Medida

Compre luminárias de piso ou abajures flexíveis para o cantinho da leitura e os instale próximos à mesa ao lado da poltrona. É interessante também recorrer aos pendentes. Tenha cuidado apenas para não colocá-los em cima da poltrona e esquentar o lugar (o ideal é ficarem, no mínimo, em uma distância de 50 cm do móvel). Outra saída para as luzes diretas é usar trilhos e spots direcionáveis. Os fachos são ideais para ressaltar a presença de esculturas e obras de arte na sala de estar. Mas não se esqueça de usar lâmpadas frias e não danificar as peças.

A iluminação indireta é mais uma opção no momento de elaborar o projeto luminotécnico. Instale arandelas nos pilares (com altura mínima de dois metros) e abuse do efeito “Wall Washing” para ganhar amplitude no local. O recurso usa pontos de luz direcionados para conseguir o efeito de “lavar” o ambiente com luz, destacando quadros e esculturas. As salas de estar que tiverem o pé direito amplo têm ainda a alternativa de ganhar sancas invertidas. A sanca é importante para disfarçar as vigas do teto, em especial quando não for possível rebaixar muito o teto.

Beleza e Economia

O projeto da sala de estar continua com a escolha das lâmpadas. Os modelos LED tem maior vida útil e consomem aproximadamente 30% menos de energia, sendo usados tanto na forma de lâmpadas quanto de fitas. Abuse deste recurso em nichos e estantes, conferindo amplitude aos móveis. E não se esqueça de que as lâmpadas devem ter temperatura de cor próxima à natural (perto dos 2.700 Kelvin).